• Due Cuori in Italia

TRULLI DI ALBEROBELLO

O que são os símbolos pintados nos telhados dos Trulli de Alberobello?

Os Trulli são construções cônicas de pedra, típicas de algumas regiões da Puglia. Datam do século XVII e eram usados como abrigos temporários ou casas permanentes para os agricultores. Eles são fascinantes e únicos, razão pela qual em 1996 foram declarados Patrimônio Mundial da UNESCO.


No passado, a população reunia diferentes famílias pagãs e cristãs. Na realidade, as origens dessas casas ainda estão no centro de inúmeros debates e pesquisas. No entanto, os misteriosos sinais pintados nos telhados dos cones fazem parte dos cultos pagão e cristão. Eles são mágicos e, ao mesmo tempo, símbolos evocativos.

A quantidade de símbolos é grande e cada um tem seu próprio significado e uma função específica. Segundo alguns estudiosos, os pináculos (tipo de escultura) localizados no topo da cúpula, são a marca escolhida pelos construtores para distinguir seu trabalho. Outros, no entanto, os consideram como símbolos mágicos mas é a frente de cada cúpula que está envolta em mistério.


Os símbolos pagãos - alguns símbolos fazem parte do antigo culto aos animais queridos pelos romanos. Por exemplo, a águia representa o símbolo da alma que aspira ao céu; a cabeça do cavalo é a do trabalho; o boi indica o apelo; o cachorro, a família e o galo é um símbolo de vigilância. No entanto, as interpretações mudaram ao longo do tempo e não podemos ter certeza do que todos os símbolos pagãos representavam.

Os símbolos primitivos - são os mais difíceis de identificar e classificar em um período específico. Linhas, pontos e curvas fazem parte dessa categoria e alguns desses símbolos foram encontrados em vasos antigos ou tumbas primitivas, confirmando sua origem arcaica.


Os símbolos mágicos - são os que encontramos nos trulli de Alberobello, e representam os signos do zodíaco, elementos astronômicos e os planetas. Cada um desses símbolos tem um significado específico, geralmente um desejo. Por exemplo, o carneiro é uma oração para ter uma vida saudável, enquanto os sinais de Câncer, Leão e Libra servem como um desejo de boa sorte. Outros símbolos mágicos importantes e muito frequentes são o Sol (o princípio da vida espiritual e material dos habitantes do trullo) e a Lua, protetor do trullo durante à noite.


Os símbolos grotescos - esses símbolos, diferentemente dos outros, não têm tradição e são escolhidos de acordo com a imaginação do proprietário do trullo. Muitas vezes, indica as iniciais do nome e sobrenome, ou símbolos do trabalho que realizavam como foices, escamas, martelos ou, então, ligados a agricultura: ramos de oliveira ou cachos de uvas.

A Itália, seus lugares e histórias!





4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

39.545.875/0001-04

©2020 Due Cuori turismo & cultura 

Assisi - Italia
contato@duecuoriturismo.com
Criado por Carolina Lopes
Caricatura: Zeco Rodrigues